Descrição
Equipamento projetado para testar a capacidade de combustão dos materiais têxteis, plásticos e outros laminares, também utilizados em veículos automotivos, podendo utilizar os gases butano ou propano, segundo a especificação da norma a ser adotada.
O teste consiste na queima, com chama controlada da extremidade de um corpo de prova mantido horizontalmente. Deve-se observar o tipo de combustão, determinando a velocidade de propagação da chama, a capacidade de manutenção da brasa, além do tempo e distância de combustão entre dois pontos de referência, ou seja, o comportamento do corpo de prova sob combustão.
A câmara de flamabilidade é separada do painel de controle, o que garante segurança no ambiente laboratorial, pois a câmara pode ser instalada dentro de uma capela e o painel pode ficar na bancada ao lado.
O ensaio no TC 210 A é realizado com acendimento automático onde o controle geral dos parâmetros de teste é feito através do painel de controle. O operador apenas coloca e retira o corpo de prova.
O teste pode ser observado e cronometrado através de uma ampla janela de visualização em vidro de segurança, que permite o acompanhamento do teste e, caso necessário, a gravação em vídeo da combustão do material.
Construído totalmente em aço inoxidável de acordo com a norma desejada, adequando-se também aos padrões internos das empresas automotivas, têxteis, não tecidos e outras.
Operação:
O teste consiste em inflamar a extremidade de um corpo de prova mantido horizontalmente. O corpo de prova deve ser preparado de acordo com a norma utilizada. Geralmente segundo as medidas do porta-amostra para fixação.
Depois de ajustar a altura da chama, posicione o porta-amostra com o corpo-de-prova até encostar no sensor. Quando o sensor é acionado, liga automaticamente o contador. Quando o cronômetro alcança o tempo programado, o gás é interrompido e o cronômetro inicia a contagem.
Deve-se observar o tipo de combustão e determinar a velocidade, tempo e distância de combustão entre dois pontos de referência.
Quando a chama extinguir-se, deve-se pressionar imediatamente o botão de interrupção do contador.
Características:
– Velocidade: A velocidade de queima é igual a distância percorrida, em milímetros, dividida pelo tempo, em segundos, multiplicado por 60 segundos, expressa em milímetros por minuto.
– Alimentação: 220V – 60Hz
– Amperagem: 5A
– Dimensões: Largura: 532 mm – Profundidade: 223 mm – Altura: 360 mm
– Peso: 5,5 Kg
Outras características:
– Possui uma janela de segurança para a observação do material e serve de acesso à cabine
– Altura da chama: 38 mm ± 2
– Válvula de controle de entrada de gás e de ajuste da chama
– Dimensão externa do prendedor da amostra: 361 mm x 100 mm
– Dimensão interna do porta amostra (abertura): 330 mm x 50 mm
– Espessura do porta amostra: 10 mm
– Diâmetro do queimador: 9,5 mm
– Marcação da linha: a partir do ponto de ignição 38 mm – 38 mm – 292 mm
– Distância entre queimador e corpo-de-prova: 19 mm
– Espaçamento dos fios-guia do porta-amostras: 25 mm
– Dimensões do painel de controle: Largura: 245 mm – Profundida: 252 mm – Altura: 239 mm
– Peso painel de controle: 3,5 Kg
– Mangueiras padronizadas: 8 mm (5/16”)
– Suporte de corpo de provas
Acessórios e insumos (obs. Nem todos os itens citados neste tópico acompanham o aparelho. Consulte-nos para mais informações):
– Arames para o suporte do corpo de provas
Atende às normas:
Norma | Título |
ABNT-MB-3287 | |
AITM 2.003 | |
ASTM D5132 | |
Boeing BSS 7230 | |
BSAU 1690 | |
CMVSS 302 | |
DIN 75200 | |
FAR part 25 App F Part 1 | |
FMVSS 302 | |
ISO-3795 | |
JIS D1201 | |
RENAULT D45-1333 | |
Resolução CONTRAN nº 498 | |
SAE J369 | |
US-FMV 55302 |
Avaliações
Não há avaliações ainda.