Descrição
Fios têxteis estão em contato com muitos guias fios durante a fiação e a tecelagem. Os fios também estão em contato com outros fios durante o processo de tecelagem ou malharia. O CTT Pin Friction mede o atrito do movimento do fio em contato com material sólido. Esse teste atende à norma ASTM D 3108.
O atrito no fio afeta a performance de algumas partes da máquina como as agulhas e guia fios que o fio entra em contato. Se o fio tem alta propriedade de fricção, essas partes necessitam ser trocadas mais do que o necessário, aumentando o custo de produção. Além disso, fios de alta fricção enfrentarão uma tensão mais alta, assim aumentará a chance do fio quebrar.
Para reduzir o atrito, desgaste e eletricidade estática, acabamentos especiais são aplicados sobre os fios. Com este CTT, o efeito dos vários acabamentos na fieira, cera ou dimensionamento das propriedades de fricção no fio podem ser medidos com precisão. Ao medir o coeficiente de atrito, o requisito mais importante é definir e medir as tensões de entrada e saída com precisão, de modo que o coeficiente de atrito possa ser calculado precisamente. Isso também assegura que os resultados sejam repetíveis.
Baseado no sistema Windows, seu software amigável calcula o valor do coeficiente de atrito que é representado em tempo real em um gráfico de tensão. No fim de cada teste, os dados são estatisticamente analisados, salvos e prontos para serem exportados para um banco de dados. Compara e avalia as propriedades de atrito das partes da máquina ou dos guias fio que podem ser montados no instrumento.
Atende à norma:
Norma | Título |
ASTM D 3108 | Standard Test Method for Coefficient of Friction, Yarn to Solid Material |
Avaliações
Não há avaliações ainda.