Contatos: Tel: 11 3287 2666

Abrasímetro Stoll TC 120

Desenvolvido para avaliação da resistência à abrasão, da tendência à formação de pilling, da perda de espessura, testes de fricção, e algumas outras aplicações.

Categorias: , , , , , , , , , , , , , , Product ID: 1489
   

Descrição

Download PDF

       Desenvolvido para avaliação da resistência de tecidos à abrasão, testes para avaliação da tendência à formação de pilling, testes de abrasão com malha de aço em tecidos pesados, avaliação da perda de espessura sob ação de abrasão e materiais planos espessos, testes de fricção em tecidos tintos; sua utilização expandiu-se para testes de bordas e cantos em tecidos, avaliação de polímeros para solados em calçados, resistência de polímeros em geral, testes de Linting e de limpabilidade em tecidos automotivos, entre outros.

       Determina o desgaste e resistência à abrasão de materiais planos, tais como: tecidos, malhas, feltros, não tecidos, revestimentos, filmes plásticos, lençóis, borracha, papel, fios, linhas, cordões, couros, entre outros tipos.

       Todos estes testes podem ser feitos em amostras secas ou impregnadas com resinas, água, óleo, entre outras substâncias. A versatilidade e velocidade de operação do Abrasímetro Stoll é conveniente não só ao desenvolvimento e pesquisa de materiais como também no controle de produção. Seu emprego contribui na seleção da melhor opção entre matérias-primas, tipos de processamento, formas de tratamento, estrutura dimensional e acabamento superficial.

Operação:  

       O equipamento é controlado por uma série de sensores e contadores que operando individualmente ou combinados permitem uma grande variedade de testes. O aparelho permite que esses testes sejam feitos no modo multidirecional, no qual a plataforma com a amostra gira à medida que os ciclos evoluem; e no modo unidirecional, no qual o material é posicionado em uma direção definida, permanecendo assim até a conclusão do teste.

       A versatilidade e velocidade de operação do Abrasímetro Stoll são convenientes não só ao desenvolvimento e pesquisa de materiais como também no controle de produção. Seu emprego contribui na escolha da melhor opção entre matérias-primas, tipos de processamento, formas de tratamento, estrutura dimensional e acabamento superficial.

  • Tipos de testes:

– Diafragma inflado:

Abrasímetro Stoll TC 120 Diafragma inflado

       Esse método é usado para determinar a resistência à abrasão em tecidos planos ou malhas através da abrasão entre a amostra elevada através de uma membrana inflada e um material abrasivo especifico. Segue o método Ford (BN 108-01).

       Uma válvula de precisão monitorada por um manômetro no painel, permite ajustar a pressão aos valores indicados nos procedimentos de teste. Para este tipo de porta amostra estão disponíveis diferentes diafragmas:

Diafragma com pino central: quando a amostra estiver desgastada ocorrerá o desligamento pelo contato entre a cabeça abrasiva e o diafragma.

Diafragma com pino central

Diafragma “standard”: para materiais maleáveis, tecidos, plásticos, couros, etc. O micrômetro é responsável pelo desligamento automático.

Realiza teste de fricção para a avaliação da perda de cor. É verificado com a Escala Cinza AATCC.

Diafragma Standard

– Teste de flexão:

     Teste de flexão  O teste de flexão é utilizado para determinar a resistência de tecidos à flexão e abrasão quando a amostra, sob pressão e tensão controladas, é sujeita a um movimento cíclico de fricção e dobra em um dispositivo com bordas afiadas simulando um canto vivo.

      Como o bloco de flexão é oscilante, a amostra é flexionada e friccionada ao redor da barra de flexão com bordas por um número predeterminado de ciclos ou até a sua ruptura.  

– Teste de abrasão controlado por profundidade:

      Teste de abrasão controlado por profundidade Este teste pode ser feito em veludos, felpas, atoalhados, chenille, navalhados e similares. É um procedimento que não segue norma formal e sua aplicação deve ser acordada entre as partes envolvidas.

– Teste por tempo de abrasão:

       Este teste considera um ataque definido na comparação entre produtos. Um material poderá apresentar significativos sinais de desgaste enquanto outro ainda permanece em condições aceitáveis.

       Os testes por tempo de abrasão devem levar em conta o abrasivo utilizado e sua substituição (ou não) a períodos regulares. Desse modo, um teste de 30 minutos pode ser dividido em dois intervalos de 15 minutos ou três de 10 minutos ou qualquer outra combinação de intervalos.

– Teste de abrasão em dobras e bordas:

       Abrasão da borda é utilizada quando a amostra for rígida ou pouco flexível.

teste de abrasão da borda 

Abrasão da dobra aplica-se para quando o teste for realizado em amostras dobradas. 

teste de abrasão da dobra

Já para abrasão em material dobrado sobre base rígida o material é fixado no suporte ao redor de uma superfície rígida, dobrando-o e prendendo-o no suporte.

teste de abrasão em material dobrado

– Teste de sujidade e limpabilidade

       O Abrasímetro Stoll tem sido utilizado por várias empresas com algumas alterações, de modo a permitir ensaios diferentes daqueles originalmente desenvolvidos para o equipamento.

       As montadoras japonesas utilizam o Stoll para fazer testes de avaliação de aderência de adesão de impurezas superficiais (na forma de Linting) em seus tecidos. O teste de Linting no Abrasímetro Stoll segue a norma Honda (SPEC 12-1).

Abrasimetro Stoll Honda Spec 12-1

       Outro tipo de teste segue o método Nissan M0154-36 e refere-se a atração e remoção de detritos e resíduos para tecidos. Este método pode ser feito em malha Jersey, tecido plano e outros tecidos.

Características:

– Velocidade: 125 ciclos/minuto

– Alimentação: 220V- 60Hz

– Consumo: 5A

– Potência: 1.100W

– Amperagem: 3A

– Dimensões: Largura: 360 mm – Comprimento: 480 mm – Altura: 715 mm

– Peso: 43 Kg

Outras características:

– Rotação: 1 volta a cada 125 ciclos

– Faixa de medição: 25 mm

– Chave seletora de 3 posições (Flex, Flat, Depth)

Acessório e insumos (obs. Nem todos os itens citados neste tópico acompanham o aparelho. Consulte-nos para mais informações):

– Padrão fotográfico ASTM D 3514

– Lixa “0” em folhas

– Lixa “2” em folhas

– Lixa “500” em rolo de 50 jardas

– Lixa “120” em folha ou cortada

– Lâmina para realizar o teste de flexão

– Elastomeric Pad

– Screen wire (inox)

– Diafragma com contato elétrico

– Diafragma sem contato elétrico

– Mesa que possibilita o teste em dobras simples, dobras sobre lâminas e o Frosting Tester

Atende às normas:

       As normas utilizadas com mais frequência são atendidas com os materiais fornecidos com o equipamento enquanto outras, por serem mais específicas, exigem dispositivos adicionais. Consulte-nos em qualquer caso de dúvida. 

Norma Título
AATCC 119  Color Change Due to Flat Abrasion (Frosting): Screen wire method
AATCC 120 Color Change Due to Flat Abrasion (Frosting): Emery Method
ASTM D 3514 Standard Test Method for Pilling Resistance and Other Related Surface Changes of Textile Fabrics: Elastomeric Pad
ASTM D 3885 Standard Test Method for Abrasion Resistance of Textile Fabrics (Flexing and Abrasion Method)
ASTM D 3886 Standard Test Method for Abrasion Resistance of Textile Fabrics (Inflated Diaphragm Apparatus)
FMT S 191
FMT S 5300
FMT S 5302  
FORD BN 108-01 Resistance of textile fabrics to abrasion-inflated diaphragm method
FORD BN 112 Ford Laboratory Test Method – Soiling & Cleanability Test For Interior Trim Materials
FORD EFB 15J2  
Honda Spec 12-1  
IST 20.1 (01) 3.1
IST 20.2 (02) 3.9
JIS L 1018 Testing Methods For Knitted Fabrics
JIS L 1096 Testing methods for woven and knitted fabrics
Nissan M0154-36
WSP 020.1.R3 (12)
WSP 020.2.R3 (12)

Informação adicional

Título

Standard Teste Method for Abrasion Resistance of Textile Fabrics

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Abrasímetro Stoll TC 120”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *